Dilma fará pronunciamento nesta noite contra o impeachment e por pacto nacional

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff vai fazer um pronunciamento à nação nesta noite em cadeia de rádio e TV, quando reafirmará que a tentativa de impedimento é um golpe e repetindo que derrotado o impeachment irá propor um pacto nacional para a retomada do crescimento econômico, disse um fonte do Palácio do Planalto.

Nas últimas semanas Dilma tem batido na tecla de que não cometeu nenhum crime de responsabilidade e, portanto, o impeachment não tem fundamento e não passa de uma tentativa de golpe contra a democracia.

Além disso, nos últimos dias, a presidente prometeu propor um pacto com todas as forças políticas e com toda sociedade para a retomada do crescimento.

O plenário da Câmara vota o impeachment no domingo, num momento em que o governo admite que luta com suas "últimas forças" para tentar evitar o impedimento da presidente.

No sábado, Dilma irá pessoalmente, acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visitar o acampamento organizado por movimentos sociais --especialmente o Movimento dos Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e União Nacional dos Estudantes (UNE)-- em um ginásio de esportes em Brasília.

Segundo a fonte, Lula também gravará um pronunciamento para ser veiculado nas redes socais.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos