Irregularidades ofuscam prévias presidenciais dos EUA em Nova York

NOVA YORK/WASHINGTON (Reuters) - A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump são favoritos nesta terça-feira para vencer as primárias de Nova York, parte da disputa para a escolha dos candidatos a presidente dos seus partidos, mas as prévias foram ofuscadas pela confirmação oficial de que mais de 125 mil pessoas não estavam nas listas de votação da cidade de Nova York e por relatos de outros problemas.

O fiscal da cidade de Nova York ordenou uma auditoria no conselho de eleições da cidade, depois de confirmado que os nomes das pessoas haviam sido removidos das listas.

"As pessoas da cidade de Nova York perderam a confiança que o conselho eleitoral pode efetivamente administrar as eleições, e nós queremos descobrir por que o conselho é tão consistentemente desorganizado, caótico e ineficiente”, afirmou o fiscal da cidade, Scott Stringer, num comunicado.

Scanners com defeito, atraso na abertura de centros de votação, e poucos funcionários estavam entre os outros problemas que Stringer citou numa carta nesta terça-feira ao conselho. Ele exigiu atenção rápida.

Na corrida entre os democratas, pesquisas em Nova York colocam Hillary, de 68 anos, ex-senadora pelo Estado, à frente do senador Bernie Sanders, de 74 anos, eleito por Vermont, mas nascido no Brooklyn. O Estado tem sido palco de algumas das discussões mais duras entre os dois durante toda a campanha.

Entre os republicanos, Donald Trump é o grande favorito. Trump, líder há meses da corrida republicana, tem atualmente 744 delegados, enquanto o senador Ted Cruz conta com 559, e o governador de Ohio, John Kasich, vem bem atrás com 144, de acordo com contagem da Associated Press.

(Por Emily Flitter e Susan Cornwell)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos