COI diz confiar em condições seguras para atletas na Baía de Guanabara na Rio 2016

OLÍMPIA (Reuters) - Os Jogos do Rio terão condições seguras e adequadas para os atletas apesar das preocupações com a qualidade da água na poluída Baía de Guanabara, disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, nesta quarta-feira.

A limpeza da baía era uma das promessas mais importantes das autoridades quando o Rio foi escolhido para sediar os Jogos, mas o governo fluminense já reconheceu que não vai cumprir a meta a tempo para os Jogos de agosto. O local será sede das provas de vela da Olimpíada.

"Estamos muito confiantes que a área de competição para os atletas vai oferecer condições seguras e adequadas", disse Bach a repórteres. "A cidade, o Estado e o comitê organizador estão fazendo todos os esforços, e o que nós vemos agora é que 60 por cento da superfície está limpa. Sem os Jogos, isso seria zero."

Quando o Rio se candidatou a receber a Olimpíada, a proposta da cidade previa tratar 80 por cento do esgoto lançado na baía, o que não será alcançado.

"A reta final é sempre a mais difícil, e também há desafios, mas... estamos muito confiantes que os Jogos serão excelentes", disse Bach.

(Reportagem de Karolina Tagaris)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos