Explosão em complexo petroquímico no México deixa ao menos 13 mortos

Veronica Gomez Sparrowe

Na Cidade do México

Ao menos 13 pessoas morreram em uma explosão que atingiu um importante complexo petroquímico da companhia de petróleo mexicana Pemex no Estado de Veracruz, informou nesta quinta-feira o diretor da estatal, José Antonio González Anaya.

A explosão, que ocorreu na quarta-feira e foi causada por um vazamento, provocou um incêndio e uma enorme nuvem de fumaça na Petrochemical Vinil, operada pela mexicana Mexichem em parceria com a Pemex, também deixando 136 feridos, dos quais 13 são graves.

Gonzalez, que viajou para a cidade de Coatzacoalcos, onde a fábrica está localizada, disse que o número de mortos pode aumentar. Ele disse que não sabia a causa do vazamento.

"Temos 13 mortos e é possível que esse número seja atualizado... Sabemos que houve um vazamento, não sabemos o que causou o vazamento, parece ter sido um acidente", disse ele à TV Azteca.

Segundo o executivo, os danos causados ??pelo desastre foram grandes e levará mais de um ano para reconstruir a fábrica.

A explosão é a mais recente de uma série de incidentes nos últimos anos nas instalações de petróleo no México, indústria que enfrenta uma crise agravada pelos preços baixos do petróleo baixos e um sistema fiscal mexicano que reduz os lucros do setor.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos