Conselho de Segurança das Nações Unidas condena teste de mísseis submarinos da Coreia do Norte

(Reuters) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou neste domingo o teste de mísseis balísticos lançados por submarinos da Coreia do Norte e expressou séria preocupação de que tais atividades contribuam para o desenvolvimento de vetores de armas nucleares de Pyongyang.

A Coreia do Norte disse que o teste de mísseis que realizou no sábado, sob a supervisão do líder Kim Jong Un, tinha sido um "grande sucesso" que forneceu "mais um meio para o ataque nuclear poderoso."

"Os membros do Conselho de Segurança concordaram que o Conselho de Segurança deveria continuar a acompanhar de perto a situação e tomar outras medidas significativas em consonância com a determinação já expressa do conselho", disse em comunicado.

O teste de míssil balístico lançado de submarino é a mais recente de uma série de recentes demonstrações de força militar que começou em janeiro com o quarto teste nuclear de Pyongyang e incluiu o lançamento de um foguete de longo alcance em fevereiro.

Os testes aumentaram a tensão na península coreana e irritaram o aliado China. Em março, o Conselho de Segurança de 15 membros impôs novas sanções duras contra a Coreia do Norte para que o país fique sem dinheiro para seu programa de armas nucleares.

O Conselho apelou aos países para implementar sanções contra a Coreia do Norte, particularmente as medidas adotadas em março.

"Os membros do Conselho de Segurança enfatizam que o desenvolvimento e teste de novas capacidades de mísseis balísticos da Coreia do Norte, mesmo se os lançamentos são falhos, é claramente proibido por essas resoluções", disse o conselho.

(Por Michele Nichols)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos