Na Alemanha, Obama pede que Europa a permaneça unida pelo bem do mundo

Por Roberta Rampton

HANOVER, Alemanha (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira que seu país precisa de uma Europa forte e unida para preservar a ordem internacional, e pediu a seus aliados europeus que aumentem os investimentos na defesa para lidar com o Estado Islâmico e outras ameaças de segurança.

Encerrando uma visita à Alemanha centrada no fortalecimento das relações comerciais, Obama conclamou os europeus a olharem além das múltiplas crises que suas nações enfrentam e manter a unidade que levou paz ao continente.

O líder norte-americano fez os comentários após uma visita a Londres, onde incentivou os britânicos a se manterem como um dos 28 países-membros da União Europeia, dando alento aos esforços do primeiro-ministro do país, David Cameron, para evitar a desfiliação britânica – que, alertam seus adversários, pode ter consequências políticas e sociais danosas.

"Vim aqui hoje ao coração da Europa para dizer que os Estados Unidos e o mundo inteiro precisam de uma Europa forte, próspera, democrática e unida", afirmou Obama durante uma parada em uma feira de negócios em Hanover, cidade do norte alemão, atraindo aplausos da plateia.

Obama disse que os temores decorrentes da anexação russa da península ucraniana da Crimeia e do crescimento econômico lento, particularmente no sul da Europa, levaram a questionamentos sobre a integração continental e deram ensejo a políticas destrutivas que instigaram temores dos imigrantes e das pessoas de religiões diferentes.

Um influxo de imigrantes oriundos da guerra civil da Síria e de conflitos em outras regiões aumentou as tensões no bloco e colocou pressão na chanceler alemã, Angela Merkel, líder europeia mais destacada cuja política inicial de acolhimento de imigrantes e refugiados afetou seus índices de aprovação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos