Defensores da permanência britânica na UE têm vantagem de 7 pontos, diz pesquisa

LONDRES (Reuters) - Os defensores da permanência da Grã-Bretanha na União Europeia somam 45 por cento, enquanto os que apoiam a "saída" britânica da UE somam 38 por cento, pouco menos de dois meses antes do referendo, marcado para o dia 23 de junho, mostrou nesta quarta-feira uma pesquisa do instituto Survation para a empresa de corretagem on-line IG.

A sondagem com 1.003 pessoas realizada por telefone nos dias 25 e 26 de abril mostrou que 17 por cento dos entrevistados ainda estão indecisos.

A pesquisa foi a primeira de uma série que a IG disse que irá divulgar até o referendo.

A probabilidade de o "fica" sair vitorioso da consulta popular continua em 73 por cento nesta quarta-feira, de acordo com as apostas na plataforma do IG, um aumento em relação aos 64 por cento registrados há uma semana.

O IG disse que a intervenção do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a favor da permanência britânica na UE na semana passada foi o principal fator por trás do aumento.

Mas o levantamento ainda mostrou que os defensores do "sai" ganhou 2 pontos percentuais desde a última sondagem da Survation em 24 de março, e 4 pontos percentuais desde a primeira pesquisa telefônica no dia 20 de fevereiro.

Ao longo do período que antecede o referendo, as pesquisas telefônicas vêm demonstrando uma dianteira consistente do "fica", enquanto as sondagens via Internet levam a crer que a corrida está muito mais acirrada, com algumas mostrando o "sai" na frente.

(Por Estelle Shirbon)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos