Renan avalia ser difícil Congresso aprovar antecipação das eleições

BRASÍLIA (Reuters) - Alterar a Constituição para antecipar as eleições presidenciais, como vem sendo defendido por alguns parlamentares e por aliados do governo, é “muito difícil” neste momento, avaliou nesta quarta-feira o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

“Qualquer cenário nesse momento que signifique alterar a Constituição Federal é muito difícil, porque estamos vivendo um momento de crise, de conturbação política e econômica e mudar a Constituição nesse momento, ou seja, ter três quintos dos votos na Câmara e no Senado, é sempre difícil”, disse a jornalistas, ao ser questionado sobre a possibilidade de antecipação das eleições.

Renan disse que a conversa que teve nesta quarta-feira com o vice-presidente Michel Temer foi “institucional” e tratou de cenários.

“É fundamental discutir cenários, a necessidade de fazer mudanças, reformas institucionais, resolver definitivamente essa questão do Banco Central, se vamos ter um BC independente ou não, se faremos reforma política, a questão fiscal”, disse.

Em entrevista a jornalistas estrangeiros nesta quarta-feira, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que um eventual governo Temer poderia considerar conceder independência completa ao BC.

Questionado sobre uma eventual revisão da meta fiscal, Renan disse que “tão logo haja a necessidade de convocarmos o Congresso Nacional para que o Congresso novamente aprecie a redução da meta fiscal, nós faremos isso”.

Renan disse que não votará na sessão do plenário do Senado que analisará a admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Segundo ele, ao não votar ele garante “a isenção que o cargo requer”.

(Reportagem de Leonardo Goy)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos