Lucro da Vale supera expectativa com alta do minério de ferro e real mais forte

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mineradora Vale teve lucro líquido 6,311 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2016, superando estimativa de analistas e retornando ao lucro pela primeira vez em três trimestres, com a contribuição de uma recuperação dos preços do minério de ferro e da valorização do real frente ao dólar.

No mesmo período de 2015, a empresa havia publicado um prejuízo líquido de 9,538 bilhões de reais.

Em dólares, o lucro da empresa foi de 1,776 bilhão no período, superando a previsão média do mercado, de lucro de 1,06 bilhão de dólares, segundo pesquisa da Reuters.

Maior produtora global de minério de ferro, a Vale teve lucro após reportar em 2015 o pior prejuízo de sua história pelo menos desde a privatização, abatida pelos baixos preços da commodity <.IO62-CNI=SI>.

Os preços do minério de ferro cresceram cerca de 25 por cento nos três primeiros meses do ano e, combinados com um menor preço de frete, ajudaram a empresa a aumentar margens e na geração de caixa.

"A Vale entra nesse segundo trimestre, que ainda é um trimestre de recuperação de preços, com bastante otimismo, mas não vai baixar a guarda. Vamos continuar trabalhando para aumentar a nossa competitividade, concluir nosso principal projeto S11D (de minério de ferro, no Pará) e, portanto, reduzir a nossa dívida e voltar a pagar dividendos generosos para os nossos acionistas, esse é o nosso objetivo", disse o diretor financeiro da companhia Luciano Siani em vídeo publicado no site da empresa.

(Por Gustavo Bonato e Marta Nogueira)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos