Lucro da Vale supera expectativa com alta do minério de ferro e real mais forte
SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mineradora Vale
No mesmo período de 2015, a empresa havia publicado um prejuízo líquido de 9,538 bilhões de reais.
Em dólares, o lucro da empresa foi de 1,776 bilhão no período, superando a previsão média do mercado, de lucro de 1,06 bilhão de dólares, segundo pesquisa da Reuters.
Maior produtora global de minério de ferro, a Vale teve lucro após reportar em 2015 o pior prejuízo de sua história pelo menos desde a privatização, abatida pelos baixos preços da commodity <.IO62-CNI=SI>.
Os preços do minério de ferro cresceram cerca de 25 por cento nos três primeiros meses do ano e, combinados com um menor preço de frete, ajudaram a empresa a aumentar margens e na geração de caixa.
"A Vale entra nesse segundo trimestre, que ainda é um trimestre de recuperação de preços, com bastante otimismo, mas não vai baixar a guarda. Vamos continuar trabalhando para aumentar a nossa competitividade, concluir nosso principal projeto S11D (de minério de ferro, no Pará) e, portanto, reduzir a nossa dívida e voltar a pagar dividendos generosos para os nossos acionistas, esse é o nosso objetivo", disse o diretor financeiro da companhia Luciano Siani em vídeo publicado no site da empresa.
(Por Gustavo Bonato e Marta Nogueira)