Apesar de elogios a Sanders, Trump terá dificuldades para conquistar eleitores do democrata

Por Alana Wise e Megan Cassella

WASHINGTON (Reuters) - O principal pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o rival democrata Bernie Sanders, que tem poucas chances em sua luta contra a democrata Hillary Clinton, à medida que Trump se aproxima de conquistar a nomeação republicana e mira os votos do experiente senador.

Trump iniciou pedindo para Sanders concorrer como independente caso não consiga a nomeação democrata, e disse que pode pegar emprestado alguns pontos dos discursos de Sanders críticos a Hillary para usar em uma possível disputa com a ex-secretária de Estado na eleição geral de 8 de novembro.

"Ele disse algumas coisas sobre ela que foram incríveis -incríveis- e tão incrivelmente más", disse Trump na terça-feira após conquistar cinco primárias na região Nordeste do país, acrescentando que Sanders "estava falando a verdade".

Ainda assim, dados e entrevistas com apoiadores de Sanders indicam que conquistar parte deles deve ser difícil para o empresário bilionário de Nova York.

Embora Trump, de 69 anos, e Sanders, de 74, senador norte-americano de Vermont, enfatizem alguns temas comuns, como críticas a Wall Street e a acordos comerciais internacionais, há somente pontos comuns limitados entre os dois candidatos, de acordo com dados Reuters/Ipsos.

Entre eleitores que apóiam Trump, somente 12 por cento disseram que Sanders seria a segunda escolha caso Trump não concorresse, pouco mais que os 7 por cento que escolheriam Hillary.

Os apoiadores de Sanders mostraram menos disponibilidade de apoiar Trump como segunda opção. Somente 8 por cento disseram que votariam em Trump como segunda escolha, basicamente a mesma porção de eleitores que listou os rivais republicanos Ted Cruz e John Kasich como segunda opção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos