Prefeito obtém larga vantagem em eleição presidencial das Filipinas

Por Manuel Mogato e Karen Lema

MANILA (Reuters) - O prefeito da cidade filipina de Davao, Rodrigo Duterte, tem uma grande dianteira na eleição presidencial das Filipinas, segundo resultados extra-oficiais divulgados nesta segunda-feira, levando a crer que suas propostas agressivas para enfrentar o crime e a corrupção irão garantir sua vitória.

Três horas depois do fechamento das seções eleitorais, uma contagem de votos ainda em andamento, realizada por um organismo regulatório autorizado pela comissão eleitoral, mostrou que cerca de 40 por cento dos votos estavam a seu favor. Uma pesquisa de boca de urna revelou uma dianteira semelhante.

Indagado por um repórter de televisão sobre o que pensa de sua vitória aparente, Duterte de uma resposta enigmática.

"Às vezes sou vitorioso e o vencedor, às vezes sempre acontece de perder e ficar triste, às vezes ficar doente e saudável", disse ele à CNN Filipinas, sentado em uma cadeira e vestido casualmente com uma camisa quadriculada de mangas curtas. "É assim que o universo está sendo controlado todos os dias".

A postura de desafio à política tradicional do prefeito de 71 anos tem causado comparações com o provável candidato presidencial republicano dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua atitude de homem do povo se harmonizou com a revolta popular com o establishment político e sua incapacidade de lidar com a pobreza e a desigualdade, apesar de vários anos ininterruptos de crescimento econômico robusto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos