Cameron diz que líderes de países 'fantasticamente corruptos' estarão em encontro na Grã-Bretanha

Por Guy Faulconbridge

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, foi pego por uma câmera dizendo nesta terça-feira à rainha Elizabeth que líderes de alguns países “fantasticamente corruptos”, como a Nigéria e o Afeganistão, iriam comparecer a uma reunião de cúpula anticorrupção na Grã-Bretanha.

Cameron é o anfitrião de um encontro internacional anticorrupção na quinta-feira que tem como objetivo intensificar a ação global para combater o problema em todas as esferas da sociedade.

Num link de vídeo disponibilizado para a produtora ITN, Cameron é visto conversando com a rainha no Palácio de Buckingham sobre a reunião.

"Nós tivemos uma reunião do gabinete muito boa nesta manhã, discutindo o encontro anticorrupção”, disse Cameron quando a rainha se aproximou. “Nós temos os nigerianos – na verdade nós temos alguns líderes de alguns países fantasticamente corruptos vindos para o Reino Unido.”

Cameron continuou: "Nigéria e Afeganistão, possivelmente dois dos países mais corruptos no mundo”.

A rainha, que evita as declarações políticas, não respondeu ao comentário do primeiro-ministro. No entanto, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, disse: “Mas na verdade esse presidente em particular não é corrupto”.

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, e o presidente afegão, Ashraf Ghani, ambos esperados no encontro de cúpula, reconhecem a corrupção nos seus países e prometem terminar com o problema.

Garba Shehu, porta-voz de Buhari, disse que os comentários de Cameron não “refletiam o bom trabalho que o presidente está fazendo”.

“O primeiro-ministro deve estar olhando para um retrato antigo da Nigéria”, afirmou Shehu, acrescentado: “Obrigado ao arcebispo”.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos