Novos ministros do governo Temer tomam posse na 5ª-feira, diz Jucá

BRASÍLIA (Reuters) - Os novos ministros do governo Temer tomarão posse na quinta-feira à tarde, disse nesta tarde o senador Romero Jucá (RR), presidente interino do PMDB, cotado para ser o novo titular do Ministério do Planejamento.

Falando a jornalistas, Jucá disse que a presidente Dilma Rousseff deve ser notificada de seu afastamento às 10h de quinta-feira, sendo que o vice-presidente Michel Temer seria notificado para assumir a Presidência interinamente logo em seguida, às 11h.

“Não há vazio de poder”, disse Jucá, sem precisar, contudo, quantos novos ministros já tomariam posse na quinta-feira.

Nesta manhã, os ministro de Dilma foram informados por Jaques Wagner, do Gabinete Pessoal da Presidência, sobre a decisão de exoneração em reunião no Palácio do Planalto. As exceções são o ministro do Esporte, Ricardo Leyser, para não prejudicar os preparativos para a Olimpíada do Rio, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.[nL2N1881K3]

O horário exato das notificações de Dilma e Temer depende do momento em que o Senado votar a admissibilidade do processo de impeachment, que pode acontecer muito tarde nesta noite ou mesmo na madrugada de quinta-feira. O resultado favorável ao afastamento da presidente é dado como certo.

Até as 18h desta quinta-feira, 21 senadores haviam discursado, de um total de 69 inscritos para falar, cada um com 15 minutos para isso. Uma tentativa de reduzir esse tempo chegou a ser cogitada por alguns senadores do PMDB, mas não houve consenso para isso e o tempo de 15 minutos para cada orador foi mantido.

(Reportagem de Leonardo Goy)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos