Primeira de 200 alunas sequestradas pelo Boko Haram na Nigéria é encontrada

ABUJA (Reuters) - A primeira de mais de 200 estudantes desaparecidas desde que foram sequestradas por militantes do Boko Haram no vilarejo de Chibok, no nordeste da Nigéria, mais de dois anos atrás, foi encontrada, disse o porta-voz de um grupo de pais à Thomson Reuters Foundation nesta quarta-feira.

Lawan Zannah, secretário da associação de pais das meninas desaparecidas de Chibok, contou que a adolescente Amina Ali foi localizada na terça-feira perto da floresta de Sambisa, que fica nas proximidades da fronteira com a República de Camarões.

As circunstâncias de seu descobrimento ainda não foram confirmadas oficialmente.

"Ela estava com um bebê, mas não sei se é menino ou menina", disse Zannah por telefone de Chibok.

Ali estava sentada em um veículo militar na residência do comandante da área em Chibok, segundo Zannah. Ele não teve permissão de interrogá-la, limitando-se a saudá-la no idioma local de ambos, o kibaku, acrescentou.

Zannah afirmou ter sabido de seu resgate primeiramente por Yakubu Nkeki, presidente do conselho da associação de pais, que recebeu uma ligação de membros de um grupo de vigilantes de Chibok dizendo terem encontrado uma das garotas desaparecidas.

Militantes do Boko Haram já mataram estimadas 15 mil pessoas e sequestraram centenas de homens, mulheres e crianças durante sua campanha de seis anos para criar um califado medieval islâmico no nordeste nigeriano.

O sequestro das meninas de Chibok na escola em que estudavam em abril de 2014 desencadeou uma onda de revolta internacional, apoiada no Twitter por figuras como a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, com a hashtag #BringBackOurGirls (DevolvamNossasGarotas).

(Por Adaobi Tricia Nwaubani, da Thomson Reuters Foundation)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos