Rainha divulga agenda de reformas antes de referendo sobre permanência britânica na UE

Por Elizabeth Piper e Kylie MacLellan

LONDRES (Reuters) - A rainha Elizabeth, da Grã-Bretanha, revelou nesta quarta-feira os planos do primeiro-ministro, David Cameron, para reformar prisões e ajudar os pobres, parte de uma pauta de reformas sociais que o premiê espera adotar após o referendo sobre a permanência da Grã-Bretanha na União Europeia.

Em uma cerimônia repleta de pompa e circunstância no Parlamento, a monarca anunciou planos para mais de 20 leis novas, que vão do combate ao extremismo à facilitação de adoção de crianças sob tutela do Estado.

Muito do que foi anunciado já era conhecido, e alguns membros do dividido Partido Conservador, de Cameron, disseram que as medidas foram amenizadas por causa do referendo de 23 de junho.

O governo também pareceu ter adiado pelo menos uma medida exigida por aqueles que defendem a desfiliação da UE – uma Lei de Soberania que alguns parlamentares conservadores desejam para poder afirmar a prevalência do Parlamento sobre as leis do bloco.

O Discurso da Rainha, que acontece anualmente, é uma data importante no calendário político britânico na qual os governos podem divulgar em média até 30 leis novas e tentar conquistar eleitores com ações de grande apelo.

Mas neste ano a cerimônia foi eclipsada pela batalha cada vez mais acirrada a respeito da filiação britânica à UE.

"Meu governo irá aproveitar a oportunidade de uma economia em crescimento para proporcionar garantias aos trabalhadores, aumentar as oportunidades de vida para os mais desamparados e fortalecer as defesas nacionais", disse a rainha na abertura do ano legislativo.

"Meus ministros irão continuar a colocar as finanças públicas sob controle para que a Grã-Bretanha viva de acordo com seus meios, e para rumar na direção de uma economia com salários maiores e menos recurso ao assistencialismo social na qual o trabalho é recompensado".

A monarca listou algumas das leis que o governo planeja adotar, entre elas a reforma dos presídios e das regras de adoção.

(Reportagem adicional de William James)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos