Nigéria fará o que puder para resgatar outras reféns do Boko Haram, diz presidente

ABUJA, Nigéria (Reuters) - A Nigéria irá fazer o que puder para resgatar as mais de 200 alunas do vilarejo de Chibok sequestradas pelo Boko Haram dois anos atrás no nordeste do país, disse o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, nesta quinta-feira, quando se encontrou com a primeira garota que conseguiu fugir dos jihadistas.

Soldados que trabalham com um grupo de vigilantes encontraram Amina Ali Darsha Nkeki na terça-feira perto de Damboa, ao sul de Maiduguri, no norte remoto onde o Boko Haram luta há sete anos para criar um califado islâmico. Autoridades confirmaram que ela é uma das 219 meninas raptadas na escola do governo de Chibok em abril de 2014.

"O resgate de Amina renova nossa esperança e oferece uma oportunidade única para obter informações vitais", disse Buhari durante o encontro com a adolescente, sua mãe e autoridades depois que um avião presidencial a levou à capital Abuja.

Ele disse que o governo terá como prioridade que Amina, que apresentou Buhari, seu bebê de quatro meses, possa voltar à escola.

"Ninguém na Nigéria deveria sofrer a brutalidade de um casamento forçado, toda menina tem direito a estudar e a escolher sua vida", afirmou. "Amina deve ter condições de voltar à escola."

Depois que Amina foi descoberta, o Exército informou ter detido um possível militante do Boko Haram chamado Mohammed Hayatu, que disse ser marido de Amina.

Também nesta quinta-feira, os militares divulgaram imagens de um homem recém-barbeado de camisa branca e calças creme sentado ao lado de Amina em uma cama de hospital segurando a criança no colo.

O governador do Estado de Borno, onde Chibok está localizado, disse que generais do Exército já estão elaborando planos para resgatar suas colegas de classe.

"Acreditamos que, nas próximas semanas, iremos recuperar o resto das garotas", afirmou o governador, Kashim Shettima, aos repórteres antes da reunião no gabinete de Buhari. "Os militares já estão entrando na floresta." 

(Por Felix Onuah e Afolabi Sotunde)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos