Bolsas nos EUA encerram semana volátil em alta, com destaque para setor de tecnologia

(Reuters) - Os índices acionários dos Estados Unidos subiram nesta sexta-feira, liderados pelas ações de tecnologia, acompanhando a forte previsão de lucros da Applied Materials e encerrando uma semana volátil com um tom positivo.

O S&P 500 registrou ganho semanal após três semanas consecutivas de perdas, enquanto o Nasdaq marcou uma sequência de quatro semanas de perdas. Apesar dos ganhos nesta sexta-feira, o Dow encerrou sua quarta semana seguida no vermelho.

O índice Dow Jones subiu 0,38 por cento, para 17.500 pontos, o S&P 500 ganhou 0,6 por cento, a 2.052 pontos e o Nasdaq Composite avançou 1,21 por cento, para 4.769 pontos.

O setor de tecnologia liderou o caminho nesta sexta-feira, impulsionado por uma estimativa de lucro maior que a esperada da fabricante de chips Applied Materials, que saltou 13,8 por cento. A Apple subiu 1,1 por cento, interrompendo uma sequência quatro semanas de perdas.

O Federal Reserve surpreendeu investidores na ata da sua última reunião, divulgada na quarta-feira, ao abrir a porta para um aumento das taxas de juros em junho.

"O mercado está começando a enfrentar um potencial movimento do Fed em junho", disse o diretor de investimentos da Greenwood Capital Associates, Walter Todd. "Eu acho que é uma dinâmica potencialmente positiva se o mercado conseguir, de fato, subir, em face à probabilidade de aumento do Fed".

(Por Lewis Krauskopf; reportagem adicional por Yashaswini Swamynathan)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos