Forças iraquianas preparam ofensiva para retomada de Fallujah do Estado Islâmico

BAGDÁ (Reuters) - O Exército do Iraque disse no domingo que está se preparando para lançar uma ofensiva para a retomada de Fallujah, um reduto do Estado Islâmico, e alertou moradores para se aprontarem para sair do local antes do início dos combates.

As famílias que não podem fugir devem levantar bandeiras brancas para marcar a sua localização na cidade a 50 quilômetros a oeste de Bagdá, disse a unidade militar de mídia em um comunicado na televisão estatal.

Fallujah, um bastião de longa data de jihadistas sunitas, foi a primeira cidade a ser dominada pelo Estado Islâmico, em janeiro de 2014, seis meses antes de o grupo percorrer grande parte do Iraque e Síria.

A polícia iraquiana, o Exército e as milícias xiitas apoiadas pelo Irã, apoiados por ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA, cercaram Fallujah desde o ano passado. Os jihadistas têm impedido os moradores de sair por meses.

O Exército "está pedindo aos cidadãos ainda em Falluja para se prepararem para deixar a cidade através de rotas seguras que serão anunciadas mais tarde", disse o comunicado, sem esclarecer quando qualquer ofensiva pode começar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos