Milhares de imigrantes são resgatados em 23 operações perto da costa da Líbia

ROMA (Reuters) - Cerca de 3.000 imigrantes foram salvos perto da costa da Líbia nesta terça-feira em 23 missões de resgate diferentes, afirmou a guarda-costeira italiana num comunicado.

A guarda-costeira disse que isso significava que mais de 5.600 imigrantes haviam sido resgatados de vários botes no sul do Mediterrâneo em apenas dois dias, com cada embarcação na área sendo chamada para ajudar na complexa operação.

Organizações humanitárias dizem que a rota pelo mar entre a Líbia e a Itália é agora o principal caminho para os que vão em direção à Europa em busca de asilo, depois que um acordo da União Europeia com a Turquia sobre imigração desacelerou bastante o fluxo de pessoas chegando à Grécia.

Autoridades temem que a quantidade de pessoas tentando cruzar para a Itália aumente à medida que as condições climáticas continuem a melhorar.

A Itália já tinha dito neste mês que cerca de 31 mil imigrantes, principalmente da África, haviam alcançado o país em botes, uma quantidade um pouco menor do que os níveis de 2015. Contudo, o número de novas chegadas aumentou notadamente nos últimos dias.

A maioria dos que tentam chegar à Itália partem da costa da Líbia em barcos de pesca precários ou botes infláveis, se dirigindo para ilha italiana de Lampedusa, que é perto da Tunísia, ou para a Sicília.

(Reportagem de Crispian Balmer)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos