Governo e oposição da Venezuela conversam na República Dominicana, diz mídia local

CARACAS (Reuters) - Líderes da oposição da Venezuela e altos funcionários do governo têm mantido conversações na República Dominicana para preparar o terreno para um diálogo potencial para resolver o impasse político e o aprofundamento da crise econômica, informou a mídia local no sábado.

O país produtor de petróleo está sofrendo uma severa recessão devido aos baixos preços do petróleo e um modelo econômico socialista em colapso. Presidente Nicolás Maduro está em meio a um impasse com o Congresso depois que a oposição conquistou a maioria legislativa arrebatadora no ano passado.

Uma delegação do governo, incluindo o ministro do Exterior, Delcy Rodriguez, se reuniu por três dias com representantes dos partidos da oposição, incluindo Primero Justicia e Voluntad Popular, segundo o jornal ligado à oposição El Nacional.

O jornal Ciudad Caracas apoiado pelo governo descreveu o encontro como uma "reunião exploratória para o início do diálogo", acrescentando que o encontro contou com ex-líderes da Espanha, Panamá e República Dominicana.

O chanceler Rodriguez reenviou um tuíte da emissora estatal Telesur dizendo que o governo se reuniu com a oposição. Um funcionário do Ministério das Relações Exteriores se recusou a comentar.

O chefe da coalizão de oposição da Venezuela MUD disse no Twitter : "Não há nenhuma reunião 'governo-oposição' na República Dominicana. Os representantes da coalizão estão participando de uma reunião com (os ex-presidentes)."

(Por Brian Ellsworth)

((Tradução São Paulo, +5511 56447719))

RBS

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos