Merkel e Hollande participam de cerimônia que marca 100 anos da Batalha de Verdun

VERDUN, França (Reuters) - A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês, François Hollande, participaram de cerimônia conjunta para marcar o aniversário de 100 anos da Batalha de Verdun, ao colocar uma coroa de flores em um cemitério no nordeste da França para os 300.000 soldados mortos.

Os dois líderes devem almoçar juntos e, em seguida, fazer uma declaração conjunta no fim do dia. Hollande disse mais cedo que as discussões no início desta semana vão se concentrar no futuro da Europa, incluindo a crise de migrantes, a segurança e a ascensão de movimentos populistas.

A Batalha de Verdun foi uma das mais longas na Primeira Guerra Mundial e durou cerca de 300 dias de fevereiro a dezembro 1916.

A comemoração da batalha passou a significar o estreitamento das relações entre a Alemanha e a França. Somente em 1984, os países vizinhos realizaram uma cerimônia conjunta para marcar a Batalha de Verdun, um outro passo para acabar com décadas de hostilidade residual e desconfiança após duas guerras mundiais.

(Por Gilbert Reihac em Verdun e Maya Nikoleave em Paris)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos