Boban, ex-capitão da Croácia, assume como vice-secretário-geral da Fifa

Por Brian Homewood

ZURIQUE (Reuters) - Zvonimir Boban, ex-capitão da seleção da Croácia, assumiu um cargo de alto escalão na Fifa nesta segunda-feira, quando a entidade mundial do esporte o escolheu como um de seus dois novos vice-secretários-gerais.

Boban, de 47 anos, irá supervisionar o "pilar do futebol" da nova administração da Fifa, concentrando-se no desenvolvimento da modalidade e na organização das competições, informou a Fifa em um comunicado.

Marco Villiger, atualmente diretor legal da Fifa, foi indicado como o segundo vice-secretário-geral e estará a cargo das operações comerciais e administrativas.

As escolhas foram anunciadas pela nova secretária-geral da entidade, Fatma Samoura, que confirmou a decisão de dividir o gerenciamento da Fifa em duas metades.

Fatma, a primeira mulher a ocupar o cargo, discursou a funcionários da Fifa pela primeira vez desde sua indicação surpreendente no início deste mês.

O evento não foi aberto à imprensa, mas a Fifa afirmou que a dirigente senegalesa, que teve uma longa carreira na Organização das Nações Unidas (ONU) mas não tem experiência em postos administrativos no futebol, fez um discurso "inspirador".

Boban atuou com a Croácia 51 vezes e foi capitão do time que terminou na terceira posição na Copa do Mundo de 1998, o melhor resultado de sua história.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos