Em discurso cáustico, Hillary Clinton diz que ideias de Trump são "perigosamente incoerentes"

Por Amanda Becker

WASHINGTON (Reuters) - Hillary Clinton, pré-candidata a presidente dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, atacou o programa de política externa de Donald Trump como “perigosamente incoerente” num discurso nesta quinta-feira em que chamou o seu rival republicano de uma figura tanto assustadora quanto risível.

Em declarações que em certos momentos lembraram uma apresentação humorística, Hilllary lançou uma enxurrada de comentários e tiradas para criticar a personalidade e as políticas de Trump, sugerindo que ele poderia iniciar uma guerra nuclear se eleito para a Casa Branca pelo simples fato de alguém irritá-lo.

"As ideias de Donald Trump não são apenas diferentes, elas são perigosamente incoerentes”, disse ela para uma plateia de simpatizantes em San Diego, na Califórnia. “Elas nem são mesmo ideias de fato, apenas uma série de reclamações bizarras, disputas pessoais e mentiras completas.”

Hillary, favorita para se tornar a candidata democrata, fez o discurso no momento em que tenta redirecionar a sua atenção para as eleições de 8 de novembro contra provavelmente Trump e distanciar o foco de Bernie Sanders, senador por Vermont, que continua na disputa pela nomeação democrata.

Hillary falava em San Diego antes das primárias da Califórnia do dia 7 de junho.

Líderes do Partido Democrata têm pensado sobre qual a melhor maneira de se opor a Trump, que conseguiu tirar da disputa pela nomeação republicana todos os seus 16 rivais, em parte pela desinibição em atacá-los com ofensas pessoais. Trump se diverte ao se referir a Hillary como “Crooked Hillary” (Hillary desonesta, em tradução literal) e ao expor as infidelidades do marido dela, o ex-presidente Bill Clinton.

As declarações de Hillary tiveram em parte a intenção de mostrar que ela não será intimidada e que ela poderia acompanhá-lo nas críticas debochadas.

"Ele diz que tem experiência em política externa porque ele comandou o concurso de Miss Universo na Rússia”, afirmou ela enquanto a plateia ria. Ela sugeriu que Trump administraria a economia norte-americana “como um dos seus cassinos”.

Durante o discurso, ela previu que Trump, que tem se mostrado bastante crítico do retrospecto de Hillary em política externa, iria ao Twitter para insultá-la. E ele foi.

"Performance ruim da Crooked Hillary Clinton!”, disse uma mensagem durante o discurso. “Lendo mal do teleprompter! Ela nem parece presidencial!”

(Reportagem adicional de Chris Khan em Nova York e Ginger Gibson em Washington)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos