Panda gigante raro nasce em zoológico da Bélgica

BRUGELETTE, Bélgica (Reuters) - Um filhote de panda gigante nasceu em um zoológico da Bélgica nesta quinta-feira, um acontecimento raro para uma espécie ameaçada de extinção que tem menos de 2 mil exemplares no mundo.

O filhote macho e saudável da panda Hao Hao, de 6 anos, e de seu parceiro, Xing Hui, nasceu nas primeiras horas do dia no parque Paira Daiza.

O filhote rosado e sem pelos pesava apenas 171 gramas. A gravidez "provável" de Hao Hao foi anunciada só duas semanas atrás e causou apreensão até a confirmação da presença do pequeno feto.

O panda, que ainda não tem nome, emergiu parecendo "uma linguicinha rosa" e deu um grito alto antes de Hao Hao o pegar com a boca, contou o diretor do zoológico, Tim Bouts.

A mãe e o filho passam bem, disse, "mas ainda estamos em um período arriscado".

O zoológico, no qual o casal vive desde 2014 mediante um acordo com as autoridades chinesas, cooperou com especialistas da China, país de origem, dos animais para inseminar artificialmente a panda fêmea.

A entidade ambientalista WWF disse que um levantamento de 2014 só encontrou 1.864 pandas gigantes vivendo em seus habitats naturais, quase o dobro da cifra do final dos anos 1970 e 17 por cento a mais do que na última década.

(Por Ines Kagubare)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos