Fujimori e Kuczynski enfrentam eleição disputada para a presidência do Peru

LIMA (Reuters) - Em uma votação presidencial disputada, o Peru decide neste domingo se dá uma chance à jovem Keiko Fujimori chegar ao poder para limpar seu nome ou opta por um ex-ministro veterano para acelerar a economia.

Cerca de 23 milhões de peruanos da ária costa, das montanhas andinas e da exuberante floresta amazônica do país começaram a votar às 8:00 do horário local em um segundo turno entre os candidatos de centro-direita que garantiram a continuidade do modelo econômico de livre mercado.

A filha de Alberto Fujimori, ex-presidente que está cumprindo uma sentença de 25 anos por abusos de direitos humanos e corrupção, e o bastante experiente ex-integrante do Banco Mundial Pedro Pablo Kuczynski chegaram à segunda rodada presidencial praticamente empatados em preferências.

Embora não esteja em discussão a receita que tem levado o país a crescer mais do que os seus vizinhos na última década, os peruanos buscam soluções para a desaceleração da economia, aumento da criminalidade e pobreza persistente.

Kuczynski, de 77 anos, assumiu a liderança nas pesquisas recentes por alguns décimos de diferença, favorecido pela sua participação no debate presidencial final, respaldo de vários políticos, até mesmo de um esquerdista rival, e por uma marcha contra sua rival, de acordo com especialistas.

Fujimori, de 41 anos, é popular entre os mais desfavorecidos, mas seu nome é uma faca de dois gumes: desperta suspeitas em muitos pelo autoritarismo e corrupção escândalos sob o governo de seu pai, enquanto outros valorizam que o patriarca Fujimori definiu a base para o crescimento econômico e esmagou os violentos guerrilheiros de esquerda.

(Reportagem de Marco Aquino)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos