Bovespa fecha em queda após três sessões em alta

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou com o seu principal índice em baixa nesta segunda-feira, após sessão volátil, com o recuo de ações com peso relevante no Ibovespa, como Itaú Unibanco e BRF , determinando a queda após três altas consecutivas.

A cena política nacional e o noticiário de fusões e aquisições no setor de educação dividiram as atenções com discurso da chair do Federal Reserve, enquanto os ganhos das commodities e em Wall Street atenuaram as perdas locais.

O Ibovespa <.BVSP> caiu 0,37 por cento, a 50.431 pontos. Na máxima, subiu 0,6 por cento e, na mínima, cedeu 1,03 por cento.

O volume financeiro da sessão somou 4,9 bilhões de reais, contra uma média diária em 2016 de 7,1 bilhões de reais.

Profissionais da área de renda variável consideraram o movimento da sessão como uma realização de lucros, conforme permanecem incertezas em relação ao impacto das últimas delações da operação Lava Jato sobre o governo interino de Michel Temer.

Nos três pregões até sexta-feira, o Ibovespa havia acumulado ganho de mais de 4 por cento.

O giro financeiro menor também foi apontado como sinal de cautela ante eventuais dificuldades em votações de medidas no Congresso necessárias para o país retornar à trajetória de crescimento.

Nos Estados Unidos, a chair do Fed, Janet Yellen, disse que aumentos dos juros pelo banco central norte-americano provavelmente estão a caminho pois as "forças econômicas positivas compensaram as negativas" para os EUA, embora dados fracos de emprego do mês passado mereçam atenção. [nL1N18Y1OV]

"A 'mensagem' (de Yellen) sobre a economia foi otimista, mas os juros não devem subir no curto prazo", disse a Guide Investimentos, em nota a clientes.

A Bovespa tocou a mínima logo após a divulgação do discurso, mas retomou os níveis pré-Yellen conforme os pregões em Wall Street <.SPX> <.DJI> <.IXIC> e os preços das commodities <.TRJCRB> sustentaram o viés ascendente.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO caiu 0,97 por cento e BRADESCO recuou 0,58 por cento, pesando no Ibovespa em razão da relevante fatia que detêm no índice, em sessão negativa no setor bancário como um todo.

- ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES subiu 4,68 por cento, após a SER EDUCACIONAL propor combinar os negócios com a companhia, poucos dias após a KROTON EDUCACIONAL ter apresentado proposta semelhante. Analistas veem chance de a Kroton melhorar sua oferta, assim como maiores sinergias dela com a Estácio do que entre Ser e Estácio. Kroton fechou o dia com queda de 2,16 por cento, longe da mínima do dia, enquanto Ser, que não está no Ibovespa, subiu apenas 1,06 por cento, após disparar 13,67 por cento pela manhã.[nE6N18301J]

- VALE encerrou a sessão com as preferenciais em alta de 3,09 por cento e as ações ordinárias com ganho de 4 por cento, na esteira do avanço dos preços do minério de ferro à vista na China <.IO62-CNI=SI>. [nL1N18Y0ES]

- PETROBRAS fechou com as ações preferenciais em queda de 1,28 por cento, apesar da alta do petróleo .

- JBS caiu 3,52 por cento e BRF recuou 1,90 por cento, em sessão de dólar mais fraco ante o real .

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em <.PL.BVSP>

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em <.PG.BVSP>

(Edição de Raquel Stenzel)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos