Brasil diz que apoia iniciativas para entendimento entre governo e oposição na Venezuela

(Reuters) - O governo brasileiro declarou que apoia "iniciativas construtivas" que levem ao entendimento entre governo e oposição na Venezuela, disse o ministro das Relações Exteriores, José Serra, em nota nesta segunda-feira, na qual também expressa preocupação do governo do Brasil com "o contínuo agravamento da situação humanitária e dos direitos humanos" no país vizinho.

"Queremos assegurar que o governo brasileiro apoia iniciativas construtivas que visem a promover um entendimento entre o atual governo venezuelano e a oposição", afirma a nota assinada por Serra.

"Temos acompanhado com apreensão os acontecimentos na Venezuela: a radicalização política, o aprofundamento da crise econômica e o contínuo agravamento da situação humanitária e dos direitos humanos, inclusive das prisões arbitrárias."

A nota afirma ainda que o Brasil está "disposto" a doar medicamentos produzidos pelos laboratórios públicos do país que seriam entregues a organizações internacionais para então serem distribuídos à população venezuelana.

Desde que assumiu o comando do Itamaraty, sob o governo do presidente interino Michel Temer, Serra tem sido crítico ao governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

A Venezuela vive uma crise de desabastecimento e uma crise política, com a oposição a Maduro buscando realizar um referendo revogatório de seu mandato, ao passo que o presidente, herdeiro político do falecido Hugo Chávez, aponta um complô liderado pelos Estados Unidos para derrubá-lo.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos