Obama está prestes a declarar apoio a Hillary como candidata democrata, diz mídia dos EUA

Por James Oliphant

LOS ANGELES (Reuters) - Depois de se manter apartado dos embates de campanha durante meses, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pode endossar Hillary Clinton ainda nesta semana como a candidata presidencial do Partido Democrata, sinalizando para que Bernie Sanders finalmente abandone a árdua disputa, noticiou a mídia norte-americana nesta segunda-feira.

O esperado apoio de Obama, relatado pelo jornal New York Times e pela rede CNN, daria um bem-vindo fôlego à Hillary e aos democratas que acreditam que o partido precisa voltar suas atenções totalmente para o enfrentamento com o provável indicado republicano, Donald Trump.

Embora tenha feito comentários indicando uma preferência por Hillary, sua ex-secretária de Estado, Obama até agora vinha evitando um aval explícito e concentrando suas observações sobre a corrida presidencial a críticas contra Trump.

Um funcionário de alto escalão da Casa Branca não quis comentar a escolha do momento de qualquer anúncio de apoio, mas disse que Obama está disposto a fazer campanha onde quer que possa ser útil.

Há tempos Hillary é a favorita à indicação democrata para a eleição geral de 8 de novembro, mas teve que enfrentar uma luta dura com Sanders, senador de Vermont que vem atacando a ex-primeira-dama com uma plataforma esquerdista.

Ela deve conquistar a indicação na terça-feira, quando seis Estados norte-americanos – Califórnia, Montana, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nova Jersey e Novo México – irão votar em primárias partidárias.

A campanha de Hillary espera que ela concretize a nomeação no início da noite de terça-feira com uma vitória em Nova Jersey, antes mesmo dos resultados da Califórnia, o Estado com maior número de delegados em jogo e provavelmente o último a relatar os resultados na terça-feira.

((Tradução Redação São Paulo, +5511 56447719))

RBS

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos