Governo da Colômbia e Farc anunciam acordo para substituir plantações ilícitas

HAVANA (Reuters) - O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram nesta sexta-feira um acordo para erradicar voluntariamente os cultivos ilícitos e substituí-los por plantações legais e produtivas no noroeste do país, um novo avanço da negociação de paz para acabar com o conflito armado de mais de meio século.

O programa, que faz parte dos convênios para a luta contra o narcotráfico, será realizado na mesma região onde as duas partes desenvolvem um projeto conjunto para retirar minas. Esse projeto foi acertado no âmbito da negociação que começou em Havana, há três anos e meio.

"Chegamos a um acordo, o governo nacional e as Farc, para colocar em marcha a partir de 10 de julho deste ano, um plano piloto de substituição voluntária de cultivos de uso ilícito no município de Briceño (Antioquia)", disse um comunicado conjunto.

No município, localizado no departamento de Antioquia, foram detectados principalmente cultivos de folha de coca, matéria-prima da cocaína.

O governo colombiano e as Farc negociam um acordo de paz para pôr fim a um conflito que deixou cerca de 220.000 mortos e milhões de desalojados em mais de meio século.

(Por Nelson Acosta)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos