Pesquisadora dos EUA contrai Zika durante experimento, diz mídia

(Reuters) - Uma pesquisadora de um laboratório dos Estados Unidos voltou ao trabalho depois de contrair o Zika vírus se furando com uma agulha durante um experimento no mês passado, informou a rede de televisão norte-americana ABC News na quinta-feira.

Não existe vacina nem tratamento para o Zika, que é um primo próximo de doenças como dengue e chikungunya e que causa febre amena, irritações cutâneas e vermelhidão nos olhos. Cerca de 80 por cento das pessoas infectadas não apresentam sintomas.

A pesquisadora não identificada da Universidade de Pittsburgh se contaminou em 23 de maio e exibiu sintomas no dia 1º de junho, retornando ao trabalho cinco dias depois, quando não tinha mais febre, noticiou a ABC News, citando um comunicado da instituição de ensino.

Nenhuma autoridade da universidade estava disponível de imediato para comentar.

O incidente representa o quarto caso confirmado de Zika vírus no condado de Allegheny, informou o departamento local de saúde, sem dar detalhes do ocorrido

"Apesar deste incidente raro, ainda não existe na atualidade nenhum risco de se contrair Zika dos mosquitos no condado de Allegheny", afirmou a diretora do departamento, Karen Hacker, em um comunicado.

Autoridades de saúde dos EUA concluíram que as infecções de Zika em gestantes podem causar microcefalia, uma má-formação craniana. A relação do Zika com casos de microcefalia em bebês foi registrada pela primeira vez no Brasil no ano passado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse haver um forte consenso científico de que o Zika também pode provocar a Síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara que causa paralisia temporária em adultos.

(Por Brendan O'Brien, em Milwaukee)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos