Pai de atirador de Orlando teve programa de TV de viés crítico a Afeganistão e Paquistão

Por Jonathan Landay e Yeganeh Torbati

WASHINGTON (Reuters) - O pai de Omar Mateen, que a polícia identificou como o atirador que matou 50 pessoas em uma boate gay lotada da Flórida no domingo, é um comentarista político de pouca expressão que costuma criticar o Paquistão e o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani.

O afegão Seddique Mateen, que registros públicos indicam como o pai de Omar Mateen, teve um programa de televisão ocasional em um canal via satélite afegão sediado nos Estados Unidos durante cerca de três anos, e continuou a publicar comentários políticos em sua página de Facebook, a mais recente delas no domingo.

Omar Khatab, proprietário do canal Payam-e-Afghan, baseado na Califórnia, disse em uma entrevista que Seddique Mateen comprava horários do canal ocasionalmente para transmitir um programa chamado "Durand Jirga", dedicado em parte à disputada Linha de Durand, a fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão demarcada pelos antigos mandantes britânicos do subcontinente indiano.

Em uma entrevista à rede de televisão NBC News no domingo, Seddique Mateen, também conhecido como Mir Siddique, afirmou que o massacre realizada por seu filho "não teve nada a ver com religião".

Ele contou um incidente no centro da cidade de Miami no qual seu filho de 29 anos, nascido nos EUA e residente na Flórida, viu dois homens se beijando diante de sua esposa e seu filho e ficou muito irritado.

"Estamos dizendo que estamos pedindo desculpas pelo incidente todo", disse ele, segundo a NBC News. "Não estávamos cientes de qualquer ação que ele estivesse tomando. Estamos em choque, como o país todo".

(Reportagem adicional de Yasmeen Abutaleb, em São Francisco, e Hamid Shalizi, em Cabul)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos