Diplomata dos EUA se reunirá com autoridades da Venezuela em meio a crise

WASHINGTON (Reuters) - O veterano diplomata norte-americano Thomas Shannon irá se reunir com autoridades do primeiro escalão do governo e da oposição da Venezuela nesta terça-feira, informou um funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, uma semana depois de o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, anunciar que quer reduzir as tensões entre os dois países.

"O objetivo da visita será fomentar o diálogo para lidar com questões sociais, políticas e econômicas", disse o funcionário à Reuters.

Kerry anunciou os planos de enviar Shannon, que foi embaixador no Brasil, a Caracas depois de se encontrar com a ministra venezuelana das Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, nos bastidores de uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) na República Dominicana.

Não ficou claro se um encontro com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi confirmado. O Departamento de Estado norte-americano afirmou esperar que Shannon se encontre com Maduro durante sua visita a Caracas.

Um assessor de Henry Ramos, líder opositor da Assembleia Nacional da Venezuela, disse que ele irá se reunir com Shannon nesta terça-feira.

Kerry disse querer levar as relações com Caracas para além da "velha retórica" no momento em que o país sul-americano lida com uma crise política e econômica cada vez mais profunda. A escassez de alimentos e de remédios tem causado tumultos e saques.

Ao iniciar conversas com a Venezuela, Kerry também espera que o gesto dê ensejo a uma mediação internacional entre o governo e a oposição, que está tentando convocar um referendo revogatório para tirar Maduro do poder.

(Por Lesley Wroughton em Washington e Girish Gupta em Caracas)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos