Lançamentos de mísseis da Coreia do Norte são gesto irresponsável, diz chefe da ONU

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, descreveu os mais recentes lançamentos de mísseis balísticos da Coreia do Norte como "um gesto atrevido e irresponsável" antes de uma reunião do Conselho de Segurança da entidade sobre o tema nesta quarta-feira.

A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira o que pareceu ser um míssil de alcance intermediário a uma grande altitude na direção do Japão, mas o artefato caiu no mar cerca de duas horas depois de um teste semelhante falhar.

"A busca incessante da DPRK (República Popular Democrática da Coreia, o nome oficial do país) por armas nucleares e mísseis balísticos só irá minar sua segurança e não conseguirá melhorar as vidas de seus cidadãos", disse o porta-voz de Ban, Farhan Haq.

Haq acrescentou que o lançamento, "desafiando o desejo unânime da comunidade internacional, é um gesto atrevido e irresponsável".

O embaixador francês na ONU, François Delattre, presidente do Conselho de Segurança de 15 membros até junho, disse que os lançamentos de mísseis são uma "violação inaceitável" de uma proibição da ONU. Os Estados Unidos e o Japão pediram uma reunião do Conselho ainda para esta quarta-feira.

(Por Michelle Nichols)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos