Permanência do Reino Unido na UE ganha reforço de duas pesquisa às vésperas de referendo

LONDRES (Reuters) - A campanha pela permanência do Reino Unido na União Europeia recebeu o reforço de duas pesquisas de opinião divulgadas nesta quarta-feira, poucas horas antes de os eleitores começarem a votar em um histórico referendo sobre a participação do país no bloco.

As notícias levaram a libra esterlina ao maior nível ante o dólar até o momento neste ano, pois sinalizam um aumento no último minuto do apoio à permanência britânica na UE. Investidores temem que a saída britânica --chamada "Brexit"-- prejudicaria a economia do Reino Unido e possivelmente de outros países.

Uma pesquisa feita por telefone pela empresa de pesquisas ComRes, conduzida para o jornal Daily Mail e a emissora de TV ITV, mostrou que a campanha a favor da permanência tem apoio de 48 por cento dos potenciais votantes, ante 42 por cento pela saída do bloco.

Uma pesquisa anterior da ComRes para o jornal The Sun, que foi publicada em 14 de junho, dava apenas um ponto de liderança para a permanência na UE. O primeiro-ministro britânico David Cameron e os chefes de outros grandes partidos políticos do Reino Unido são favoráveis a permanência.

"Como antecipado, a última semana de campanha mostrou um impulso para o status quo. Mas se a opção por permanecer ganhar, como agora parece que vai, será uma vitória sem entusiasmo", disse o presidente do conselho da ComRes, Andrew Hawkins, em comunicado.

Quase ao mesmo tempo, outra pesquisa feita pelo YouGov para o jornal The Times mostrou que a opção por continuar no bloco mantinha a liderança, com 51 por cento dos eleitores, ante 49 por cento que desejavam a saída. Uma pesquisa anterior do YouGov para o The Times havia mostrado que a opção sair estava na frente.

(Por David Milliken)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos