Trump atacará Hillary em discurso sobre supostos fiascos da rival democrata

Por Emily Flitter

NOVA YORK (Reuters) - O provável candidato presidencial republicano Donald Trump planeja disparar uma nova saraivada de críticas à sua rival democrata, Hillary Clinton, nesta quarta-feira, em um discurso no qual vai visar sua longa vida pública e que irá se concentrar em duas coisas: dinheiro e Bill Clinton.

Trump agendou um discurso em Nova York e deu uma prévia de seus comentários na terça-feira em publicações no Twitter e com uma série de e-mails de campanha criticando Hillary, a provável indicada do Partido Democrata, em temas que vão de seu caráter às políticas comerciais de seu marido e ex-presidente dos Estados Unidos.

O magnata alega que as decisões de Hillary como secretária de Estado dos EUA foram influenciadas por doações à instituição de caridade de sua família, a Hillary Foundation, embora o Departamento de Estado norte-americano tenha dito que não encontrou indícios de qualquer ligação desse tipo. Hillary vem defendendo seu histórico e disse que a fundação revelou totalmente seus registros de doações.

"Hillary defraudou a América como secretária de Estado", afirmou Trump no Twitter na terça-feira. "Ela o usou como um fundo de cobertura pessoal para enriquecer! Corrupta, perigosa, desonesta."

Ao abordar um de seus tópicos favoritos, o bilionário também mirou o que chamou de políticas comerciais "apoiadas por Hillary" que custaram milhões de empregos do setor manufatureiro do país desde que Bill Clinton se tornou presidente em 1993.

Outro e-mail de campanha acusou o ex-mandatário de aprovar uma "legislação que alimentou a crise de hipotecas" que levou à recessão de 2007-2008 e a ex-senadora Hillary de tentar barrar reformas de instituições de empréstimos financeiros no Senado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos