Forças sírias apoiadas pelos EUA enfrentam Estado Islâmico dentro de bastião extremista

(Reuters) - Forças da Síria apoiadas pelos Estados Unidos combateram militantes do Estado Islâmico nesta quinta-feira dentro da cidade de Manbij pela primeira vez desde que sitiaram o bastião dos extremistas, que fica próxima de fronteira com a Turquia, disse um grupo de monitoramento.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que tem sede em Londres, disse que confrontos violentos estavam ocorrendo em bairros do oeste de Manbij depois que a aliança de combatentes curdos e árabes entrou na localidade perto da rotatória de Kutab, a quase dois quilômetros do centro da cidade.

As Forças Democráticas da Síria (SDF, na sigla em inglês), que incluem uma milícia curda e aliados árabes que se juntaram aos combates no ano passado, lançaram a campanha no final do mês passado com o apoio de forças especiais dos EUA para expulsar o Estado Islâmico do último trecho sob seu controle na divisa sírio-turca.

Se for bem-sucedida, a ofensiva pode cortar a principal rota de acesso dos militantes ao mundo exterior, abrindo caminho para um ataque à sua capital síria de fato, Raqqa.

Manbij está situada a cerca de 40 quilômetros da fronteira turca, e desde o início da ofensiva de 31 de maio o SDF já ocupou dezenas de vilarejos e fazendas ao seu redor, mas evitou tomar a cidade de assalto por causa das milhares de pessoas ainda presas em seu interior.

(Por Suleiman Al-Khalidi)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos