Tenista romena Halep pode desistir dos Jogos do Rio por medo de Zika

Por Pritha Sarkar

LONDRES (Reuters) - A principal tenista romena, Simona Halep, pode desistir de disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro porque está "muito preocupada" com os efeitos do Zika vírus.

"Eu tenho que pesquisar este vírus, porque não é fácil (obter todas as informações)", disse Halep, vice-campeã do Aberto da França em 2014, à Reuters em uma entrevista depois de alcançar a segunda rodada em Wimbledon nesta segunda-feira.

"Eu questionei muitos médicos (sobre o Zika) e tenho que falar com os médicos novamente após este torneio. Ouvi dizer que mesmo se você não está grávida no momento e pega o vírus, quando você engravida (o vírus) será ativado. Estou muito preocupada."

As autoridades de saúde concluíram que a infecção por Zika em mulheres grávidas pode causar microcefalia, uma má-formação cerebral, que pode levar a problemas de desenvolvimento graves em bebês.

A Organização Mundial da Saúde disse que há forte consenso científico de que o Zika também pode causar síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara que provoca paralisia temporária em adultos.

"Estou planejando ir (ao Rio), mas tenho que ter certeza de que é seguro lá. Quando eu jogo tênis, minha saúde é a coisa mais importante", acrescentou a número cinco do mundo.

"É perigoso para as mulheres e muitos esportistas desistiram do Rio por esta razão. É um verdadeiro dilema quando se trata de sua saúde, por isso não posso dizer nada ao certo agora."

Alguns dos principais golfistas, incluindo Rory McIlroy, Vijay Singh, Adam Scott, Charl Schwartzel e Louis Oosthuizen não vão aos Jogos, que acontecerão de 5 a 21 de agosto, por causa do vírus.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos