Avião de guerra da Síria cai perto de Damasco; insurgentes matam piloto

BEIRUTE (Reuters) - Um avião de guerra da Síria caiu no nordeste de Damasco nesta sexta-feira, e insurgentes capturaram e mataram o piloto, disseram fontes rebeldes e dos militares sírios.

A mídia estatal do país disse que a queda foi devido a uma falha técnica e que o piloto se ejetou. O grupo rebelde Jaish al-Islam afirmou que derrubou o avião a tiros, mas não explicou como.

A fonte militar acusou o Jaish al-Islam de matar o piloto depois que ele caiu de paraquedas em uma área controlada pelo grupo. "Este crime desprezível cometido por aquilo que se chama o terrorista Jaish al-Islam não ficará sem punição", afirmou a fonte.

O Jaish al-Islam disse que o piloto foi morto por um combatente da Frente Al-Nusra, ligada à Al Qaeda, enquanto estava detido em um centro de comando conjunto. Mais cedo, o Jaish al-Islam havia dito que ele seria entregue à facção por ela ter derrubado sua aeronave.

O grupo, que controla territórios nos arredores do leste e do nordeste da capital síria, havia circulado uma foto que disse mostrar o piloto.

"Pedimos à Frente Al-Nusra e ao Ahrar al-Sham que emitissem um comunicado explicando o que aconteceu, e também lhes pedimos que entregassem o corpo do piloto", informou uma nota do Jaish al-Islam. O Ahrar al-Sham é outro grande grupo insurgente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos