Vietnã pede decisão justa para corte de arbitragem em caso do Mar do Sul da China

HANÓI (Reuters) - O Vietnã pediu para que o tribunal internacional em Haia tome uma decisão “justa e objetiva” em um caso de arbitragem no qual as Filipinas contestam as reivindicações expansivas de Pequim no Mar do Sul da China. 

Em um comunicado dois dias após a corte ter anunciado a data do veredito, para 12 de julho, o ministério de Relações Exteriores do Vietnã disse esperar que a decisão dê uma base para uma solução pacífica. 

O Vietnã não é uma parte direta nesse caso, mas deve sair ganhando caso o veredito seja favorável a Manila. Como as Filipinas, o país também tem se estranhado com a China sobre essa questão, embora seja cauteloso o suficiente para não provocar demais um grande parceiro comercial.

“O Vietnã tem sempre observado o desenvolvimento do caso e quer que a corte de arbitragem tome uma decisão justa e objetiva, criando uma base para uma solução pacífica das disputas (no Mar do Sul da China)”, disse o porta-voz do ministério, Le Hai Binh, em comunicado na noite de sexta-feira.

(Por Mai Nguyen)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos