Tufão Nepartak atinge Taiwan, afeta transporte e fornecimento de energia

TAIPÉ (Reuters) - O supertufão Nepartak, que atingiu Taiwan nesta sexta-feira, obrigou milhares de pessoas a deixarem suas casas, interrompeu o fornecimento de eletricidade e forçou o cancelamento de mais de 600 voos, alertaram autoridades de emergência.

A televisão mostrou imagens de motocicletas derrubadas e grandes placas de sinalização sendo arrancadas de edifícios e arrastadas ao longo de ruas do sudeste de Taiwan, vítima do primeiro tufão do ano.

De tarde o tufão seguiu para o Estreito de Taiwan, enfraquecendo à medida que rumava para Fujian, província do sudeste da China, mas as inundações e os ventos fortes continuaram a maltratar as áreas central e do sul da ilha.

Mais de 15.400 pessoas foram retiradas de seus lares, e quase 432 mil residências sofreram com a queda de energia, disseram as autoridades de emergência.

Há relatos de dois mortos e 72 feridos, os serviços de trem-bala foram suspensos e mais de 300 voos internacionais e 300 domésticos foram cancelados, revelou um site de serviços emergenciais.

  (Por Faith Hung e J.R. Wu; reportagem adicional de Ben Blanchard em Pequim)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos