Bloco governista do Japão conquista vitória esmagadora em eleição parlamentar

Por Linda Sieg e Minami Funakoshi

TÓQUIO (Reuters) - A coalizão governista do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, obteve uma vitória esmagadora em uma eleição para a câmara alta do Parlamento, no domingo, apesar de preocupações sobre suas políticas econômicas e planos para revisar a Constituição pacifista pós-guerra da nação pela primeira vez.

Contagens finais indicaram que a coalizão de Abe, partidos de posicionamentos semelhantes e candidatos independentes conquistaram a "super maioria" de dois terços necessária para tentar revisar as restrições constitucionais às Forças Armadas, um passo que pode afetar os laços com a China, onde memórias do passado militar japonês ainda são fortes.

O Partido Liberal Democrata (LDP), de Abe, ficou um voto abaixo da maioria simples, que teria aumentado sua influência dentro da coalizão. Projeções anteriores indicavam que a legenda estava ao alcance do partido pela primeira vez desde 1989.

Não obstante, a vitória geral ainda irá impulsionar a força de Abe sobre o partido conservador que ele levou de volta ao poder em 2012, prometendo reimpulsionar a economia com política monetária ultrafrouxa, gastos fiscais e reformas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos