Nova premiê britânica nomeia ministro para tratar da saída da UE

William James e Michael Holden

Em Londres

  • JUSTIN TALLIS/AFP

    David Davis, ministro britânico para a saída da UE

    David Davis, ministro britânico para a saída da UE

David Davis, um parlamentar anti-UE convicto, que acredita que um acordo de livre comércio será feito com o bloco europeu, foi nomeado nesta quarta-feira pela nova primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, para comandar as negociações britânicas sobre a saída da União Europeia.

Davis, de 67 anos, foi escolhido por May para o cargo agora criado de ministro para a Saída da União Europeia (UE), horas depois de ela substituir David Cameron como chefe de governo e começar a montar a sua equipe para redefinir a relação britânica com a UE.

Ele terá o papel crucial de buscar defender a economia britânica e ao mesmo tempo desfazer quatro décadas de laços comerciais, legais e diplomáticos com o bloco.

É parte central da missão encontrar uma resposta para o enigma chave das negociações: Como o Reino Unido pode manter o acesso ao mercado da UE e ao mesmo tempo obter o direito de restringir o livre movimento de trabalhadores vindos do bloco?

"Uma vez que os países europeus perceberem que nós não vamos ceder em relação ao controle das nossas fronteiras, eles vão querer negociar, pelo interesse deles próprios", afirmou ele na segunda-feira num artigo para o site conservador Conservative Home.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos