Trump reage a críticas e pede renúncia de juíza da Suprema Corte dos EUA

WASHINGTON (Reuters) - O provável candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump pediu nesta quarta-feira a renúncia da juíza Ruth Bader Ginsburg, da Suprema Corte norte-americana, descrevendo-a como mentalmente incapaz por tê-lo criticado duramente em uma série de entrevistas à imprensa.

"A juíza Ginsburg, da Suprema Corte dos EUA, constrangeu a todos fazendo declarações políticas muito idiotas sobre mim", disse Trump em uma publicação no Twitter. "A mente dela pifou --renuncie!", escreveu.

O empresário de Nova York repreendeu Ruth, 83, por criticá-lo nesta semana e por expressar preocupação com o futuro do país se ele for eleito em novembro.

Trump afirmou ser impróprio para juízes da Suprema Corte fazer considerações a respeito de campanhas políticas. Na terça-feira, ele tinha dito ao jornal New York Times que acha o episódio uma desgraça para o tribunal e que a juíza deveria pedir desculpas a seus colegas de corte.

Trump não está sozinho em sua censura. Em um editorial publicado nesta quarta-feira, o New York Times exortou a juíza a manter a tradição de silêncio da Suprema Corte em campanhas políticas.

"A juíza Ruth Bader Ginsburg precisa parar de fazer avaliações políticas e citar nome", disse o texto opinativo do jornal.

A juíza não estava disponível de imediato para comentar as colocações de Trump e o editorial do New York Times. Ela é um dos integrantes liberais da Suprema Corte, que está ideologicamente dividida entre quatro liberais e quatro conservadores desde a morte súbita do juiz conservador Antonin Scalia em fevereiro.

Em uma entrevista à CNN, a juíza disse que Trump é "uma fraude".

"Ele não tem consistência a respeito de si mesmo", disse ela. "Ele diz tudo que vem a sua cabeça no momento", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos