Merkel convida nova premiê britânica May para reunião em Berlim

BISHKEK, Quirguistão (Reuters) - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta quinta-feira que convidou a nova primeira-ministra britânica, Theresa May, para uma reunião em Berlim e que está ansiosa para trabalhar com ela.

"É nossa função trabalhar junto com governos de países aliados", disse Merkel em entrevista coletiva durante viagem a Bishkek, no Quirguistão, acrescentando que há muitos problemas no mundo que tornam necessária tal cooperação.

A chanceler disse que conversou com May por telefone na quarta-feira e a convidou para conversações em Berlim. "Estou ansiosa para trabalharmos juntas", acrescentou.

Merkel se negou a comentar sobre a surpreendente decisão de May de escolher Boris Johnson, um dos líderes do movimento pela saída do Reino Unido da União Europeia e que até recentemente era visto como principal candidato a premiê, como ministro das Relações Exteriores.

Na quarta-feira, o gabinete de May informou que ela disse por telefone a Merkel e ao presidente francês, François Hollande, que seu governo precisa de tempo antes de iniciar as conversas sobre o processo de saída da União Europeia.

(Reportagem de Andreas Rinke)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos