Em jantar com Temer, Renan e Maia prometem que Congresso trabalhará junto com governo

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente interino Michel Temer ouviu dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que as duas Casas trabalharão juntas com o governo nas medidas para superar a crise econômica, em um jantar realizado na terça-feira no Palácio do Jaburu.

No encontro não foi debatido um tema específico, de acordo com Maia, mas os presidentes das duas Casas do Legislativo manifestaram o desejo de criar um ambiente de convergência entre o Executivo e o Congresso, com uma agenda que passa prioritariamente pelas medidas econômicas.

"O país vive esse bom momento do ponto de vista das relações do presidente da Câmara com o presidente do Senado, e com o próprio governo. Acho que isso tranquiliza a sociedade, que cobrou bastante que isso acontecesse", disse Renan a jornalistas após o encontro, de acordo com a Agência Brasil.

Segundo o presidente do Senado, Temer está animado com o bom relacionamento do governo com o Congresso e “tem certeza que o país vai contar com a colaboração" que os parlamentares poderão dar às propostas.

Rodrigo Maia, eleito na semana passada para suceder o deputado suspenso Eduardo Cunha (PMDB-RJ) como presidente da Câmara, disse que Câmara e Senado também trabalharão juntos em busca de uma agenda consensual, e que os parlamentares têm consciência da importância de se aprovar medidas para enfrentar a crise vivida pelo país.

"Está na hora de todo mundo colaborar", disse Maia referindo-se também ao Legislativo, ao Executivo e ao Judiciário e defendendo a necessidade de criar "consenso" e "harmonia".

Para o novo presidente da Câmara, que pretende fazer a Casa funcionar durante a Olimpíada pelo menos três dias por semana e promete registrar as faltas dos deputados que se ausentarem das votações, a reunião com Renan e Temer na noite de terça "dá essa sinalização que Executivo e Legislativo estarão trabalhando pela superação da crise".

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos