Afeganistão avalia ameaça do Estado Islâmico após ataque em Cabul

Por Hamid Shalizi e James Mackenzie

CABUL (Reuters) - O Estado Islâmico ameaça realizar mais ataques contra a minoria étnica hazara no Afeganistão após atentados suicidas em Cabul, no sábado, que mataram 80 pessoas, e promete retaliar contra aqueles dentro grupo majoritariamente xiita que apoiam o regime de Bashar al-Assad na Síria.

Mas avaliar a ameaça do Daesh, como o Estado Islâmico é conhecido no Afeganistão, é algo difícil.

Alguns questionam se o grupo foi realmente responsável pelas explosões de sábado, e algumas autoridades questionam se o movimento sunita ultrarradical, amplamente confinado a uma área perto da fronteira com o Paquistão, representa um desafio mais amplo.

Um comandante do Daesh que usa o nome Abu Omar Khorasani disse que o atentado durante uma manifestação de milhares de hazaras, que protestavam sobre a rota de uma nova linha de energia, foi feito em retaliação ao apoio oferecido por alguns membros da comunidade ao regime da Síria. 

Muitos hazaras atravessaram o Irã, país governado por xiitas, para lutar pelo presidente sírio, Bashar al-Assad, também xiita, contra o Estado Islâmico. 

“A menos que eles parem de ir para a Síria e parem de ser escravos do Irã, nós vamos definitivamente continuar tais ataques”, disse o comandante militante à Reuters por telefone deu uma localização não revelada. “Nós podemos e vamos atacá-los de novo.”

O governo diz que tem combatido o Daesh com afinco mesmo antes das explosões de sábado, um dos ataques mais mortais no país desde o começo da insurgência do Taliban em 2001. 

O governo disse que suas forças de segurança haviam matado centenas de insurgentes nos últimos dois meses em avanços contra bastiões do Daesh na província oriental de Nangarhar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos