Secretário de Estado dos EUA espera anunciar cooperação com Rússia sobre Síria em agosto

Por Lesley Wroughton

VIENTIANE (Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse nesta terça-feira que espera anunciar, no começo de agosto, detalhes de um plano dos EUA para uma cooperação militar mais estreita e compartilhamento de inteligência com a Rússia sobre a Síria.

Falando com jornalistas nos bastidores de uma reunião de nações do sudeste asiático no Laos, após encontro com o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, Kerry disse que tem havido progresso recentemente para prosseguir com o plano. 

A proposta contempla que Washington e Moscou compartilhem inteligência para coordenar ataques aéreos contra a Frente Nusra, afiliada da al Qaeda, e proíbe a força aérea síria de atacar grupos rebeldes moderados.

Kerry tem defendido a proposta apesar do ceticismo entre graduados oficiais militares e de inteligência dos EUA, incluindo o secretário de Defesa Ash Carter, de se trabalhar com a Rússia. 

“Minha esperança é que em agosto nós estaremos em uma posição de estar frente a vocês e dizer o que somos capazes de fazer, com a esperança que pode fazer diferença na vida das pessoas na Síria e no curso da guerra”, disse Kerry em uma entrevista coletiva na capital Vientiane.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos