Pais de soldado muçulmano dizem que comentários de Trump demonstram ignorância

WASHINGTON (Reuters) - Os pais de um soldado muçulmano morto no Iraque acusaram o candidato presidencial republicano Donald Trump da ignorância por sua crítica a eles depois de sua aparição na Convenção Nacional Democrata.

Ghazala Khan, mãe de Humayun Khan , um capitão Exército dos Estados Unidos morto, assumiu sua própria defesa no domingo, em um artigo de opinião no Washington Posta que explicou por que ela ficou calada no palco convenção na semana passada, enquanto o seu marido criticava duramente Trump por seus comentários sobre muçulmanos.

"Donald Trump disse que talvez eu não tivesse autorização para dizer qualquer coisa. Isso não é verdade", escreveu a Ghazala Khan, acrescentando que ela decidiu não falar na convenção por causa de sua dor com a morte de seu filho em 2004,

"Quando Donald Trump está falando sobre o Islã, ele é ignorante", ela escreveu.

O candidato republicano atacou Khizr Khan, um cidadão dos EUA de origem paquerastes e muçulmano, quando Khan falou sobre o seu filho herói de guerra na convenção, em referência a proposta de Trump de proibir temporariamente a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos.

Khizr Khan convidou o candidato republicano a ler a Constituição dos EUA e visitar os túmulos de soldados americanos de muitas origens no Arlington Nacional Cemetery.

Em entrevista transmitida domingo no programa "This Week" da rede ABC, Trump lançou dúvidas sobre por que a esposa de Khan não falou.

"Ela estava lá, ela não tinha nada a dizer, ela provavelmente, talvez ela não tivesse permissão para dizer qualquer coisa, você me diz", disse Trump.

Trump no domingo tuitou que o filho de Khan tinha morrido há doze anos: "Captain Khan, morto há 12 anos, era um herói, mas isso se trata do TERROR DO RADICALISMO ISLÂMICO e da fraqueza de nossos "líderes" para erradicá-lo!"

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos