Estado Islâmico conclama militância a realizar ataques na Rússia

CAIRO (Reuters) - O Estado Islâmico conclamou sua militância a levar sua jihad à Rússia em um vídeo de nove minutos publicado no YouTube no domingo.

"Ouça, (presidente da Rússia, Vladimir) Putin, iremos à Rússia e mataremos vocês em seus lares... ah, irmãos, levem a cabo a jihad e matem e combatam-lhes", grita um homem mascarado conduzindo um carro pelo deserto ao mesmo tempo em que mostra o dedo nos minutos finais da filmagem.

O vídeo com legendas mostra imagens de homens armados atacando veículos blindados e tendas e recolhendo armas no deserto.

Não foi possível verificar o vídeo imediatamente e de forma independente, mas o link da filmagem foi postado em uma conta do aplicativo de mensagens Telegram usada pelo grupo militante.

Tampouco ficou claro de imediato por que os russos seriam um alvo, mas a Rússia e os Estados Unidos estão cogitando reforçar a cooperação militar e de inteligência contra o Estado Islâmico e a Al Qaeda na Síria.

O Estado Islâmico pediu que todos seus apoiadores ajam com quaisquer armas disponíveis visando países que o grupo vem combatendo.

(Por Ali Abdelatti)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos