Furação Earl se aproxima de Belize, provocando chuvas em Honduras

CIDADE DE BELIZE (Reuters) - O furacão Earl segue em direção ao litoral do Belize nesta quarta-feira, provocando chuvas fortes em Honduras e levando centenas de pessoas a procurarem abrigo na costa caribenha à medida que a grande tempestade se aproxima.

Até agora 400 pessoas foram retiradas das ilhas de Ambegris Caye e Caye Caulker do Belize, disse por telefone Lionel Cuthkelvin, agente de operações do serviço nacional de emergência.

Ele afirmou que já havia pessoas se protegendo em pelo menos 20 abrigos, principalmente na cidade de Belize, Stann Creek e algumas vilas. Moradores da cidade de Belize e de outras comunidades costeiras estão sendo orientadas a saírem do litoral.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos declarou que os ventos do Earl estão chegando a 121 km/h, no momento em que ele se encontra 241 km ao leste da cidade de Belize.

A expectativa é que a tempestade se enfraqueça quando chegar à costa e se mova para o interior. A previsão é que o Earl atinja Belize no fim desta quarta-feira ou início de quinta, segundo o centro norte-americano.

No leste de Honduras, 88 pescadores foram resgatados em La Mosquitia, e dois ainda estão desaparecidos, disse por telefone Luis Florentino, representante do serviço de emergência.

(Reportagem de Gustavo Palencia em Tegucigalpa, Sofia Menchu na Cidade da Guatemala, Isela Serrano em Cancún, Alizeh Kohari na Cidade do México e Swati Verma e Apeksha Nair em Bengaluru)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos